Dicas para aproveitar Portugal ao máximo!

Muitos brasileiros torcem o nariz quando alguém sugere que eles visitem Portugal. França, Reino Unido, e até mesmo a Espanha têm sempre preferência. Mas, as terras de Pedro Álvares Cabral reservam surpresas, além de ter uma beleza e gastronomia maravilhosas. Aqui vão minhas dicas para aproveitar o máximo possível seu tempo no país.



1)      Não despreze as cidades menores e não tão conhecidas assim.
Porto e Lisboa são as cidades mais visitadas por quem vai o país. Lisboa é uma metrópole incrível e é uma sensação única descobrir tanto da história brasileira do outro lado do Atlântico. Mas, pra mim, a vibe de Guimarães foi a melhor. E, sim, Guimarães foi a minha cidade favorita. Pena que só passei um dia lá. Enfim, as cidades menos badaladas não deixaram a desejar no quesito encanto. Sagres tem uma vista incrível e não está na rota de visitas indispensáveis. Infelizmente, não conheci Sintra e nem Chaves. Espero voltar no país e terminar de conhecer o que não vi.

2)      Sempre divida as porções individuais de comida com alguém.
Migos, não se enganem com as porções individuais. Eu nunca comia tudo e olha que eu comi muito em Portugal. Jesus, como aquele povo come! Todas às vezes que sai sozinha, deixei comida no prato. Eu realmente não conseguia comer tudo. É importante lembrar que o almoço em Portugal é denominado de diárias. Porque ele sempre vem num combo: entrada, prato principal e bebida. Geralmente, não passam dos 10 euros nos restaurantes mais baratos. E, gente: SEMPRE, SEMPRE tem um diabo de um pão maravilhoso na miséria do restaurante e os garçons repõem aquilo. Ou seja, você só vai conseguir comer algo individual se estiver de jejum ou com uma fome monstra.

Porção individual de bacalhau português num restaurante em Lisboa.

3)      Beba muita água e se for no inverno ou outono, tome bastante vitamina C no Brasil.
Eu não fiquei gripada durante a viagem. Fui em outubro e peguei um solzinho em Porto, Lisboa e no Algarve. Mas, em Braga cheguei a pegar 13°C. Vinho é obrigatório em todos os estabelecimentos e você pode se esquecer de se hidratar. Eu não bebo álcool e passei a viagem toda na base do suco de laranja natural, de caixinha e água mesmo.

4)      Nunca chame nenhum homem com menos de 100 anos de moço.
Gente, é SÉRIO:  não chamem nenhum homem de moço! Eu chamei um cara que trabalhava no metrô de Lisboa de moço e foi muito engraçado/constrangedor. Vou transcrever o diálogo pra vocês:
- Moço, boa tarde. Eu gostaria de...
- Moço?? Não sou moço! Estás a ver algum moço aqui?
- Moço, ops... Senhor, desculpa! Sou brasileira, lá todo mundo é moço!
- Ah! Pois! Já é a oitava brasileira que chega aqui e me chama de moço. Vocês brasileiros não sabem e...
- Senhor, qual o seu nome?
- Jorge.
- Senhor Jorge, boa tarde! Poderia me dizer como chego na Estação Santa Apolônia?
- Claro que sim, senhora. – O cara mudou totalmente – A senhora descerá essas escadas e seguirá a direção à esquerda. Tenha uma boa tarde.

Depois disso eu não preciso falar mais nada, não é?

5)      Preste bem atenção no seu assento no trem.
Os trens de Portugal são divididos em cabines enormes. As cabines têm números repetidos e sim: eu sentei na cabine errada. Mas, todo mundo foi bem educado comigo e percebeu que eu era só mais uma brasileira perdida.

6)      Lembre-se que ônibus é autobus e trem é comboio.
E Rodoviária é Estação de Camionagem.

7)      Entre em todos os castelos e paços possíveis.
Quando entrar nos castelos, tenha muito cuidado com as fotos e aonde pisa. No palácio em Guimarães, eu subia em tudo e nunca ia pela escada de madeira. Ia sempre pela escada de pedra porque a gente não atravessou o Atlântico pra ficar andando em escada de madeira do século XXI, né? Os castelos e paços portugueses são incrivelmente maravilhosos. Os meus preferidos foram o Castelo de São Jorge, em Lisboa e o Castelo de Guimarães, em Guimarães.
Castelo em Guimarães.

8)      Lembre que existe praia bonita também fora do Brasil.
A praia de Dona Ana em Lagos é um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Mas, fique esperto (a): a água é muito fria. Eu tentei entrar e quase voltei congelada. Mesmo não entrando na água, aproveitei muito o passeio de barco.

Praia de Dona Ana, Lagos.

9)      SAIA DA DIETA!!!
As coisas que eu mais fiz em Portugal foram: comer, me perder, atravessar rua sem olhar pros lados e imitar sotaque (HAHAHAHA). A comida não é muito diferente da brasileira, mas é tão gostosa quanto. Em Lisboa, não deixe de provar o pastel de Belém (eu achei o de nata mais gostoso e também achei que eles são a mesmíssima coisa, porém os portugueses acham que eles são muito diferentes) e o pastel de Bacalhau original (que só vende em Porto ou Lisboa). Eu não era muito fã de bacalhau, mas lá comi um que me dá saudade só de escrever. Todavia, acho que o mais incrível em Portugal não é nem o bacalhau ou pastel de Belém. Pra mim, o pão português bate de lavada em tudo. Ele é gostoso de qualquer jeito e maneira. Então, seja saudável pra caramba no Brasil porque em Portugal você não vai ser.

10)   Não é porque Portugal é pequeno que todo lugar é perto.
Em Lagos, pegamos o ônibus pra Sagres e achamos que íamos conseguir ir andando do centro da cidade até o farol do antigo fim do mundo. Não conseguimos. Graças a Deus e a Hollywood, eu e minhas amigas inventamos de pedir carona. Conseguimos! Mas, tomamos muitos nãos. Foi uma cena muito épica: três brasileiras pedindo carona no fim do Sul de Portugal. Nossa sorte foi um casal de espanhóis muito fofos. O país é infinitamente menor do que o Brasil e cabe dentro da Bahia, mas não se arrisque a andar se você realmente não tem certeza de onde vai parar.


Portugal é maravilhoso e eu tenho certeza que você não vai se arrepender de conhecer esse país! Nós, com certeza, demos muitas coisas a eles e vice-versa. O povo é muito educado e nossas similaridades espantam mais que as diferenças. Se você está pensando em ir a Europa e descartou Portugal, acho que vale a pena repensar.


Share this:

JOIN CONVERSATION

3 comentários: